Processo 4650/2010-PRO/UEM. PRONEX/Fundação Araucária (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência) – Chamada de Projetos 12/2009 – protocolo 17.398-FA, suplementar à proposta aprovada no Edital 08/2007 – protocolo 12.635. Valor aprovado pela FA: R$ 499.000,00.
Responsáveis na UEM – Prof. Dr. Mauro Luciano Baesso (Coordenador) e na UNICENTRO/Guarapuava – Prof. Dr. Pedro Pablo G. Borrero.
O objetivo principal deste projeto que envolve pesquisadores do Grupo de Estudos dos Fenômenos Fototérmicos do Departamento de Física da UEM, das áreas da Saúde e das Ciências Biológicas da UEM e da UEL, e da Física da UNICENTRO de Guarapuava, é a caracterização e a padronização de novos fitofarmacos e biomateriais. Os estudos em fitofarmacos envolvem a obtenção, a caracterização e o estudo da atividade biológica de fitofarmacos e substâncias sintéticas para o tratamento da doença de Chagas, da leishmaniose e de doenças causadas por fungos. Em biomateriais, os estudos se referem ao processo de avaliação da composição, da estabilidade e da funcionalidade de amostras de porfirinas, hidroxiapatita e do biodiesel. A estratégia será desenvolver e utilizar métodos de óptica avançada para uma completa caracterização e padronização destes novos materiais, o que poderá contribuir para o processo de certificação de conformidade dos fitofarmacos e dos biomateriais a serem desenvolvidos. Acreditamos que o projeto pode tornar o Núcleo de Excelência em Óptica Avançada para a Caracterização e Paronização de Fitofarmacos e Biomateriais uma referência nesta área no Brasil, com benefícios diretos para a sociedade, uma vez que se trata de um tema de grande importância tanto econômica com para a melhoria da qualidade de vida da população. Trata-se de um tema que demanda conhecimento de alta tecnologia, o que garante o caráter científico e tecnológico do projeto. Finalmente, o projeto pretende ainda contribuir para a consolidação de dois grupos emergentes na área, um da UEL e o outro da UNICENTRO.